Religião

          A Família Ax, era muito religiosa e notabilizou-se pela organização da comunidade Católica. Durante mais de uma década acolheu o Padre em sua casa e colocava a grande sala de sua residência à disposição para a missa ou culto, enquanto não havia igreja.

    Segundo Henrique Ax, o seu avô Heinrich Ax foi um dos lideres da construção da Igreja Católica e chegou a doar 60 dias de Serviço em prol da construção da mesma. A comunidade Católica teve seu começo modesto. Os fiéis reuniam-se na casa de Alfons Ax, filho de Heinrich Ax. Este pioneiro empenhou-se por muitos anos e com dedicação cuidou da primeira comunidade católica.

       A missa foi celebrada, primeiro num rancho, depois na residência de Alfons Ax, onde também foram celebradas a primeira missa, a primeira comunhão, o primeiro batismo e o primeiro casamento. Enfim, os primeiros atos religiosos eram feitos, na hoje denominada Casa do Imigrante de Dona Emma " Família Ax".

Imagem Maria, mãe Jesus Cristo.
   

     Colonização

       Os Imigrantes pioneiros de Dona Emma eram, em sua maioria, alemães ou filhos de alemães das antigas colônias como: Blumenau , Indaial, Timbó. As famílias teuto-brasileiras,descendentes dos antigos imigrantes, eram via de regra de prole numerosa e necessitavam de terras para seus filhos, pois os lotes eram pequenos para dividi-los entre os filhos. Daí a necessidade de partir em busca de novas terras na colônia recém-aberta. Outras eram alemães trazidos diretamente da Alemanha pela Sociedade Hanseática para colonizar suas terras.

         Todo começo é difícil e em Dona Emma não foi diferente. Quando os imigrantes chegaram tudo era floresta e, portanto, tudo estava por fazer. Não havia estradas, igrejas, escolas, infraestrutura básica e os demais serviços, necessários para uma vida segura e mais confortável. Os pioneiros notabilizaram-se pela solidariedade. Era comum o sistema de “mutirão” na realização de obras comunitárias - ajuda entre famílias e vizinhos, principalmente em casos de doença.
            Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha derrotada estava em ruínas e entrou em uma grande crise financeira, com taxas de inflação de alguns milhares de por cento ao ano. Heinrich Ax, que trabalhava nas minas de carvão na região do RUHR, estava com a saúde abalada pela insalubridade das minas e por isso decidiu emigrar.

Imagem do início da colonização em Dona Emma. Década de 20.

     

     Casa do Imigrante - Família Ax

          A Casa da Família Ax, em arquitetura enxaimel, começou a ser construída no ano de 1920, terminando somente em 1924. Sendo a única que ainda está preservada nesta arquitetura na região, restando assim um pouco da cultura. Por isso, precisamos preservá-la!
           Como a Família possui um pequeno acervo que conserva até hoje, como cartas,  documentos, livros, móveis e outros pertences, estando dispostos a receber sugestões construtivas, não esquecendo do grande valor para o turismo da região, para o qual a comunidade está muito interessada, preservando assim a cultura do imigrante e a memória da colonização do município, com ênfase na cultura e nas tradições germânicas

       Casa da Família Ax. Década de 20; Ano 2000 - antes da reforma; Atual - 2012.